domingo, 28 de junho de 2009

ESTUDO DE AQUARELA n. 44 e 45 - demonstrações de aula





mais estudos de aquarela.. estou usando bastante o pincel Filbert... chato com os cantos arredondados para fazer uma sombra mais recortada.

é isso,

obrigado pelas visitas.

abraço,

davi

domingo, 21 de junho de 2009

Curso de férias de HQ de Humor na Quanta!!!

olá,

Eu e o Raphael Fernandes (editor da revista MAD) daremos um curso de 5 dias na Quanta Academia de Artes.

O Raphael vai focar a parte da aula dele na elaboração de um roteiro com os alunos (ele é uma biblioteca ambulante, vcs vão ter uma p*&%@ aula de historia das HQs) e eu vou trabalhar a parte da narrativa, composição e desenho.

Quem estiver interessado é só entrar em contato com a Quanta.. as informações estão na ilustração acima.

E eu resolvi postar também, além da versão letreirada, os esboços das páginas da edição passada.. essa é a parte mais importante da produção das páginas, apesar dos desenhos ainda estarem num estágio "tosco" de acabamento. É ali que a gente trabalha, e muito, nas idéias até conseguir sair das composições viciadas... quando consegue.

depois do esboço pronto (que tenho feito no photoshop mesmo) eu imprimo passo na mesa de luz para um papel Fabriano (satinado 300 gr, 100% algodão) onde defino o desenho, faço arte-final com bico de pena e nanquim e depois pinto com aquarela e guache.

Vale o lembrete p/ os meus alunos que visitarem este blog.... TEM QUE ESBOÇAR MUUITO PRA COMPOSIÇÃO FICAR LEGAL... não tenham preguiça :)

abração,

davi